Mindset & Motivação

Sucesso responsabilidade? O que têm em comum?

Vamos falar sobre RESPONSABILIDADE?

Assume responsabilidade pelas tuas decisões, pela tua vida. Essa é uma das bases para o teu sucesso.

Bem sei que, por vezes, é bem mais simples apontar o dedo, culpar tudo e todos pela situação em que estamos, pelo que não alcançamos. Culpamos a chuva que fez cancelar o passeio de domingo. Culpamos o marido porque se esqueceu do pão para o jantar…culpamos o outro e permitimos que esse sentimento nos invada e, muitas vezes, acabe por influenciar todo o resto de dia.

Já te aconteceu? Sabes do que estou a falar?

Então, assumir responsabilidade pela tua vida passa por teres uma abordagem diferente sobre este tipo de situações. Passa por recuperares controlo sobre a situação e não atribuir a culpa do que está a acontecer a outra circunstância ou pessoa.

Exemplo 1.

A professora da tua filha não te dá resposta ao email que enviaste.

Opção 1 – Criticas a professora no grupo de pais referindo que a culpa da tua filha estar com dificuldades é da professora porque não tens feedback.

Opção 2 – assumes a responsabilidade e procuras outras soluções para chegar ao contacto com a professora e fazer-lhe chegar as tuas preocupações ou sugestões

Exemplo 2.

O teu marido esquece-se de uma data importante.

Opção 1 – Ficas irritada e a pensar que ele não te ama assim tanto e nem se preocupa

Opção 2 – Procuras perceber se está tudo bem com ele e explicas como te sentiste

Exemplo 3.

Oferecem-te uma fatia de bolo não sabendo que estás num processo de eliminação de açúcar da tua alimentação

Opção 1 – aceitas e, mais tarde reclamas porque te ofereceram a fatia de bolo

Opção 2 – Decides não aceitar, agradecendo pois tens um objetivo em mente.

Qual opção, em cada exemplo, te parece trazer maiores benefícios? Em qual estás a assumir responsabilidade pela tua vida e a manter o foco na solução e bem estar?

Então, a consequência das tuas respostas a uma situação vai variar considerando se assumes uma postura responsável ou de culpabilização do “mundo”.

Nos exemplos acima, como percebes, tens dois cenários possíveis para a mesma situação. É tua responsabilidade decidir qual vais querer para ti [obviamente são apenas exemplos e as respostas às situações citadas poderiam ser muito variadas].

Sim, parece desafiante. Aliás, é bem mais simples atribuir culpa a algo exterior a nós do que assumirmos responsabilidade pelos resultados que obtemos. Repara, os resultados que tens surgem da sequência de escolhas e decisões que vais tomando ao longo da tua vida. Estás a tomar decisões e a fazer escolhas alinhadas com o que qures para a tua vida e como te queres sentir?

Uma frase de George Carver, um Químico diz:

“Noventa e nove por cento de todos os fracassos são de pessoas que têm por hábito arranjar desculpas”

Queres ter sucesso nas diferentes áreas da tua vida? Deixa de lado as desculpas, a vitimização, o coitadismo…deixa de lado tudo o que te desresponsabiliza porque tu tens o poder de ESCOLHER o que fazer, sentir, dizer nos diferentes desafios que vão surgindo. Alcançar os resultados que queres depende apenas de ti! Começa a fazer sentido? Começam a ocorrer-te alguns exemplos de desculpas que tens dado porque não queres assumir responsabilidade?

Começa agora mesmo! ESCOLHE agora mesmo começares a assumir responsabilidade pelos teus resultados.

Na nossa comunidade de mentoria sugeri 3 exercícios que tiveram um grande impacto na consciencialização para as desculpas que vão sendo criadas para não se fazer o que precisa ser feito…e os resultados mudam quando mudamos a nossa ação e perceção da realidade. E quando…assumimos responsabilidade pelos resultados e ações.

A leitura deste artigo ajudou a começares a fazer algo diferente a partir de agora?

Vou adorar ter o feedback no grupo vinte.e.um | mindset for life

Beijinhos, até breve,

Mariana Matos