Olá malta fantástica!

Muitas vezes me dizem “Mariana adoro falar contigo, tens sempre uma perspetiva positiva de ver as coisas”.

Não vou negar que fico muito feliz por ouvir este tipo de comentário. Sim, é isso que procuro transmitir e, acima de tudo…viver no meu dia a dia.

E em relação a este tema quero partilhar contigo alguns pontos que podem ser importantes teres presentes para te ajudarem também a teres uma perspetiva mais positiva sobre o que te acontece ou acontece à tua volta.

Vamos a isso?

  1. Muito importante deixar claro já à partida: não estou 100% do tempo 100% positiva. Há momentos em que apetece desistir, em que questiono se realmente vale a pena ou até que me indigno com alguma situação. O que mudou nos últimos anos em relação a este ponto? São momentos, breves momentos…não é um estado de espírito constante ou presente no meu dia a dia. Nestes momentos, paro e uso ferramentas que me ajudam a recentrar no que realmente importa.
  2. Entende que há aspetos que é possível controlar (que nos são intrínsecos e sobre os quais temos poder de agir) e outros que nos são externos e pouco ou nada podemos fazer.
  3. O teu bem estar depende das tuas decisões e não das decisões ou opiniões dos outros. Podes ouvir, podes considerar ou simplesmente ignorar e seguir o que sabes ser o melhor para ti.
  4. Em todas as situações, por muito más que possam parecer (ou até mesmo ser) há algo a retirar como aprendizagem. Pode não ser evidente no momento ou podes não estar preparada para receber essa aprendizagem…mas ela está lá.
  5. O nosso cérebro é tramado e no que mais focamos a nossa atenção é o que mais vamos receber de volta. Se nos focamos que está tudo mal, que é tudo uma injustiça, que algo não está como achamos que devia estar…então iremos receber de volta a confirmação disso mesmo.

Só conseguimos ver e perceber aquilo em que acreditamos

Consideras que és uma pessoa com uma abordagem positiva perante a vida ou sentes que precisas e podes melhorar esse ponto?

É um caminho e uma aprendizagem. Se és uma pessoa com tendência a ter uma visão negativa da vida, que reclama por tudo o que mexe (mas ao mesmo tempo nada faz para mudar), que passa todo o tempo a lamentar-se e a lamentar as circunstâncias à sua volta…pode ajudar (vai ajudar com certeza) procurares adotar uma perspetiva mais positiva perante a vida.

O tempo que temos cá é demasiado limitado para o desperdiçarmos com queixas, reclamações e ficar à espera que as respostas venham cair no colo. Ou até perder tempo com questões que sabemos à partida que não vamos conseguir mudar de maneira nenhuma, por muita energia que lhe dediquemos. Se é algo que queres ver mudado então não uses o queixume, a reclamação, o “a vida é um inferno” ou “os outros (sejam eles quem forem) estão a fazer tudo mal”. Arregaça mangas, traça o que queres para ti, analisa o que está ao teu alcance controlar e avança…com foco no positivo, no que de bom podes, queres e vais fazer por alcançar da situação que tanto te indigna.

Adorava saber a tua opinião em relação a este assunto. Concordas com esta perspetiva ou vês as coisas de forma diferente? Como sentes que é a tua postura perante a vida…mais positiva ou mais negativa?

Ah!! Espreita lá no youtube o vídeo que saiu sobre este tema e deixa o teu feedback…vou adorar ler e responder!

Um beijinho enorme,

A Mariana.