Olá malta fantástica!

É sabido que beber água é um dos hábitos que devemos ter na nossa rotina diária. Também é sabido que é um grande desafio para algumas pessoas. [eu sou uma delas].

Um dos hábitos que tenho integrado na minha rotina para me ajudar a beber mais água é começar o dia bebendo um copo de água [vá, na verdade, uso uma garrafa que fica junto à cama para ser mais prático].

Porque é que beber água acordar te pode ajudar e quais são os seus benefícios?

Já conhecia alguns dos benefícios mas quis ir mais além e fui pesquisar os efeitos de beber água ao acordar. [atenção: as indicações são tendo por base pessoas saudáveis sem quaisquer condicionantes de saúde. Procura sempre orientação médica se tens alguma condição específica]

  1. Repões a água perdida durante a noite.
  2. Começas o dia já com um bom copo de água que te dá o mote para continuares a beber ao longo do dia. (sim, é muito fácil ir adiando e quando damos conta é final do dia e só bebemos a água das refeições)
  3. Limpa toxinas do organismo.
  4. Ajuda o intestino a começar a funcionar
  5. Melhora o funcionamento dos rins (uma forma de perceberes se estás a beber a quantidade de água necessária é pela cor da tua urina. Se for escura pode ser sinal de falta de água)
  6. Se praticas desporto é uma forma de prevenir caimbras
  7. Ajuda a perder peso pois aumenta a sensação de saciedade.
  8. Ajuda a manter a pele tonificada e hidratada.

Há diferentes versões e variantes e deves procurar a que melhor funciona para ti e para o teu organismo.

  • Idealmente a água será bebida a temperatura natural ou morna
  • Podes adicionar sumo de limão e, desta forma, estares já a contribuir com uma dose de vitamina C
  • Podes fazer outro tipo de águas aromatizadas a gosto para ser mais fácil beberes.
  • Há aromatizantes naturais com eletrólitos que podes usar para dar um boost à tua água e beberes quando fazes exercícios mais intensos.
  • Podes beber chás sem açúcar (não queres criar um bom hábito tendo por base um mau, certo?)
  • Beber mais água não é beber em excesso. Água em excesso também é prejudicial! Indicações referem cerca de 40ml de água por cada Kg da pessoa. Não te assustes…começa com pequenos passos e avança a partir daí!

Beber água é realmente um pequeno passo na tua rotina diária com um grande impacto. Começares o dia com um copo de água é uma excelente forma de dares um importante primeiro passo para teres a quantidade de água necessária ao longo do dia (além de todos os benefícios que falei acima).

Sim, pode parecer desafiante. Tudo começa com um pequeno passo, com disciplina e algum planeamento.

Porque falo em planeamento no que toca a beber água? Há alguns pormenores que podes ter em consideração para que este hábito seja mais fácil de integrar e se torne efetivo.

  1. Começa os preparativos na noite anterior e garante que colocas um copo ou garrafa de água na tua mesa de cabeceira para beberes assim que acordas (se não tens o hábito será mais fácil se já tiveres tudo à mão)
  2. Bebe pequenos goles assim que pões os pés fora da cama (algumas pessoas têm mais dificuldade em beber água logo de manhã. Começa aos poucos). Bebe o restante assim que conseguires (antes do pequeno almoço)
  3. Para beberes mais água ao longo do dia mantém perto de ti uma garrafa e bebe sempre que te lembres.
  4. Se não és pessoa de te lembrar de beber água experimenta colocar um lembrete no telemóvel ou até usar apps para o efeito.
  5. Sendo possível enche várias garrafas e coloca em diferentes pontos da casa. Bebe um pouco sempre que olhas para uma dessas garrafas (nem que seja só um golinho).
  6. Outra opção é sempre que te lembrares de beber…bebe o máximo que conseguires…e insiste mais um pouquinho (não se sabe quando te voltarás a lembrar de beber).

Não é suposto ser um mega sacrifício. Pode ser desafiante se estás a começar…vai aos poucos. O objetivo é criar um hábito saudável, não algo que faça mais mal que bem. [volto a ressalvar…considera condições de saúde específicas de saúde que tenhas e que possam não ser compatíveis com a ingestão de água pela manhã].

Como disse no início, também é para mim um desafio beber a quantidade de água necessária ao longo do dia. Tenho usado algumas destas estratégias para implementar este hábito de forma gradual e posso dizer que os resultados são muito positivos!.

Já tens este hábito ou é algo que queres melhorar? Usas alguma destas estratégias?