Muito e cada vez mais se fala de Coaching. Parece uma moda! Mas na verdade é algo que vem crescendo ao longo dos tempo e é ótimo tanto para adultos como para crianças.

Muitas vezes, durante a minha juventude e, mais tarde, enquanto profissional da educação me questionava que a vida devia ser algo mais. Era importante haver mais ferramentas, mais estratégias que nos preparassem e preparassem melhor as nossas crianças para o futuro.

Nesta busca de informação e conhecimento cruzei-me com o Coaching e o Life Design e percebi que seriam o caminho. Ajudou-me, pessoalmente a ter uma perspetiva diferente sobre alguns pontos da vida, crenças enraízadas que nem sabia que tinha, o poder do auto-conhecimento e da auto- estima…

Ao mesmo tempo, percebi que estas ferramentas eram aquelas que gostava de ter tido enquanto criança e jovem e, até mais tarde, enquanto profissional de educação com os meus grupos.

Em que podem ser úteis as ferramentas e sessões de Coaching e Life Design? Vê alguns destes exemplos:

Permite desenvolver o auto conhecimento [quem sou eu e o que faço aqui]

Ajuda na resolução de conflitos e problemas [o que está a acontecer? Porque é que me incomoda? O que posso fazer?…]

Definição de objetivos e planos de ação [o que quero alcançar e o que posso fazer para o conseguir]

Reconhecer emoções e estados de calma/ansiedade [como me sinto? O que posso fazer para me sentir…]

Fortalecimento da auto estima [como me cuido e o que posso fazer mais e/ou melhor]

Numa palavra, o Coaching permite alcançar a consciência que

necessitamos para criar a vida que desejamos.

Ao começar a trabalhar e desenvolver estas áreas desde cedo com as crianças estaremos a permitir que se tornem jovens e adultos mais fortes e confiantes.

Não deixam de ser crianças e é por isso que as atividades são adaptadas de forma a serem interessantes, criativas, ao mesmo tempo que desenvolvem competências importantes como as mencionadas acima.

Qual a tua opinião sobre este tema?